


Destinos de Ecoturismo
Serra do Conduru

Foi criado em 21 de fevereiro de 1997 pelo decreto nº 6227 do Governo do Estado da Bahia e abriga com uma área de aproximadamente 9 mil hectares importantes trechos de Mata Atlântica, com grande riqueza de espécies da flora e da fauna além da existência de espécies endêmicas como a árvore quiri e os animais macaco-prego do peito amarelo o a preguiça de coleira.
Num levantamento realizado por botânicos da CEPLAC e do Jardim Botânico de Nova Iorque em 1993 foram identificadas 456 espécies diferentes de árvores em um hectare (100 m x 100 m), o que representa um recorde mundial em biodiversidade.
As necesidades de conservação do parque desafortunadamente não se compartilhem com a presença e as atividades das aproximadamente 160 famílias até hoje presentes nos limites do parque e que sobrevivem da agricultura de subsistência e do plantio de mandioca. Entre os maiores problemas enfrentados, está a demora na regularização fundiária. Até o momento, somente uma pequena parte da área do Parque foi indenizada.
Os posseiros, que vivem daquilo que produzem na terra, se encontram inseguros, já que não podem ampliar sua área de cultivo e o manejo para a manutenção da roça deve ser mínimo (sem corte de árvores e queimadas). Outra questão problemática é a precária condição de vida dos posseiros, o número crescente de pessoas e a atividade madeireira dentro do Parque – Passeios Ecológicos / Brasil.
Veja também: Tour 4: Porto Seguro - Salvador