


Destinos de Ecoturismo
Parque Estadual da Serra do Mar

O maior parque da Mata Atlântica abrange gran parte da Serra do Mar no litoral sul e norte de São Paulo e serve como corredor biológico entre as áreas protegidas no sul do Estado do Rio de Janeiro aos remanescentes florestais no Vale do Ribeira e no Paraná (veja mapa).
O Parque Estadual da Serra do Mar possibilita os fluxos gênicos e a preservação grandes animais, como onça - parda e pintada, que necessitam de amplios territórios para sua sobrevivência. Protege importantes conjuntos de ecossistemas como floresta tropical densa submontana, montana e alto-montana, nas magníficas escarpas da serra e formações pioneiras como manguezais, restinga e caxetais, na planície. Também protege as cabeceiras formadoras das bacias do Paraíba do Sul e dos mananciais que abastecem a Baixada Santista.
Já muito antes do Brasil colonial e pré-colonial, várias trilhas indígenas atravessaram a Serra do Mar (veja Cubatão / Trilha dos Tupiniquins), utilizadas por índios Tamoio e Tupiniquim para chegar da planície ao planalto de Piratininga (veja também: fundação de São Paulo). Hoje, a maioría das trilhas estão abandonados e somente utilizadas esporadicamente pelas comunidades locais e alguns ecoturistas.
No Parque Estadual da Serra do Mar se encontra ainda algums tribos indígenos guarani (ex Aldeia Indígena de Boa Vista do Sertão do Prumirim, Ribeirão Silveira, Rio Branco, do Bananal e do Aguapeú) como também algumas populações caiçaras nos municípios de Cananéia, Iguape e Peruíbe e no litoral norte – Mata Atlântica / Passeios Ecológicos.
Veja também: Trilhas / Passeios & Roteiros / Mapa / Clima / Fotos