itatiaia national park brazil travel tours itatiaia parque nacional brasil viajes turismo tours itatiaia nationalpark brasilien reisen urlaub touren

Destinos de Ecoturismo

Parque Nacional do Itatiaia

Passeios & Tours / Brasil – O Parque Nacional do Itatiaia é uma unidade de conservação de proteção integral da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais (veja mapa). É o mais antigo parque nacional brasileiro que foi criado em 1937, devido a uma iniciativa do biólogo Alberto Lofgren.

Itatiaia é um dos corpos plutônicos da Serra da Mantiqueira que se formou durante o magmatismo alcalino, há 70 milhões de anos, no segmento norte da faixa Ribeira. Os picos deste maciço sienítico de 330 km2 (31 x 12 km) representam as elevações mais altas na parte Atlântica de América do Sul.

Itatiaia se formou provavelmente embaixo de um enorme vulcão alcalino que durante o Cretáceo se comparou a vulcões como Monte Quénia (5.199 m) ou Kilimandscharo (5.895 m) ao longo do Rift Leste Africano. Hoje, os edifícios vulcáncicos estão erodidos e somente os plútons visíveis

A flora e fauna do parque distribue-se conforme a altitude. Na parte baixa, entre 650 e 1.500 m ocorre Mata Atlântica montana tropical densa e mista (Floresta de Araucárias) no lado oceânico e estacional semidecidual no lado continental. Acima de 1.500 m começa a floresta tropical densa altomontana e na parte mais acidentada e elevada do planalto, acima de 1.600 m de altitude, começam a surgir os Campos de Altitude.

O antigo núcleo de imigração europeia, Visconde de Mauá, hoje em dia virou um dos centros do ecoturismo na região, com várias opções de trekking e mountain biking – Mata Atlântica / Passeios Ecológicos.

Veja também: Trilhas / Passeios & Roteiros / Mapa / Clima / Fotos

Data da Criação:

 14/06/1937

Localização:

 S 22º 30’ /  W 44º 39’

Área Total:

 30.000 ha

Altitude:

 650 - 2.792 m

Clima:

 Cwa

Bioma:

 Floresta Pluvial Atlântica / (Mata Atlântica)

Ecossistemas:

  Floresta Tropical / Estacional / Campos de Altitude

Faixas Altitudinais:

  Submontana / Montana / Altomontana

Picos:

 Agulhas Negras (2.792 m)
            Pedra do Couto (2.682 m)
            Prateleiras (2.515 m)