


Destinos de Ecoturismo
Monte Pascoal

Segundo a carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão da esquadra de Pedro Álvares Cabral, ao rei português D. Manuel I, o Monte Pascoal con uma altitude de 536 m foi o primeiro sinal de terra que os exploradores portugueses, em 22 de abril de 1500 avistaram, antes de pisar pela primeira vez no novo mundo.
Aproximadamente 1000 a.C., muito antes da descoberta oficial do Brasil, as terras no sul da Bahia foram habitadas pelos antecedentes dos índios Pataxó (tronco Macro - Jê, familias Botocudos, Puri, Kamakã, Maxakalí) que no século V, foram expulsos pelos índios Tupiniquim (Macro - Tupi) vindo do sul. Depois da extinção dos Tupiniquim pelos portugueses no século XVI, os Pataxós (familia Maxakalí) voltaram a ocupar suas terras antigas.
Dos aproximadamente 11 mil índios Pataxós que hoje em dia vivem no sul da Bahia, cerca de 5.000 individuos distribuídos em 12 aldeias (Barra Velha (aldeia mãe), Boca da Mata, Meio da Mata, Guaxuma, Trevo do Parque ...) moram na terra indígena Barra Velha adjacente a área do parque nacional. Desde 2001, o Parque Nacional do Monte Pascoal é administrado em conjunto pelo Ibama e pelos Pataxós.
Atualmente, as atrações ecoturísticas se limitam ao contato com os índios, uma caminhada ecológica ao pico do Monte Pascoal (536 m) e um tour de mountain bike da entrada do parque até Barra Velha no litoral – Turismo de Aventura / Brasil.
Veja também: Tour 4: Porto Seguro - Salvador / Mapa / Clima / Fotos