serra da bocaina national park brazil travel tours serra da bocaina parque nacional brasil viajes turismo tours serra da bocaina nationalpark brasilien reisen urlaub touren

Destinos de Ecoturismo

Serra da Bocaina

Ecoturismo no Brasil / Trekking – O Parque Nacional da Serra da Bocaina é uma unidade de conservação de proteção integral da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Em São Paulo, o parque se sobrepõe com o Núcleo Piçinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar (veja mapa 1 e 2).

Bocaina, que na língua indígena tupi-guarani provávelmente significa "caminhos para o alto" é o nome local da Serra do Mar, nesta região. A entrada oficial do parque é a partir de São José do Barreiro más existem vários outros acessos a partir de Cunha, Formoso, Arapeí, Bananal ou Mambucaba.

Com elevações acima de 2.000 m, a Serra da Bocaina liga a planície costeira no sudeste com o Alto Vale do Paraíba do Sul no nordoeste. Geologicamente situada na parte norte do cinturão Ribeira, o embasamento metamórfico desta serra é formado por diferentes fragmentos arqueanos e proterozóicos do supercontinente Rodínia (Terrenos Juiz de Fora e Embu) que foram intrudidos por granitos neoproterozóicos como Rio Turvo, Lagoinha e Mambucaba.

A flora e fauna da Serra da Bocaina muda com a altitude. Aproximadamente 85% da vegetação do parque está composto de floresta tropical densa com árvores gigantes até 35 m na parte submontana (50 - 600 m), árvores médias até 15 m na parte montana (600 - 1.500 m), e árvores e arbustos menores até 5 m na parte altomontana (acima de 1.500 m). No planalto ondulado em torno de 1.200 m encontram se remanescentes de floresta ombrófila mista com a presença de araucárias e acima de 1.500 m surgem os chamados campos de altitude.

Existem várias opções ecoturísticas de trekking e mountain biking. Um dos caminhos mais famosos é a histórica "Trilha do Ouro" que acompanha o rio principal da região, o Mambucaba, que desemboca na cidade litorânea do mesmo nome. Este caminho foi construído pelos escravos africanos, durante o Brasil colonial, com pedras retiradas do leito do rio, cuja finalidade foi facilitar o transporte de pedras preciosas e do Ouro de Minas Gerais até o litoral – Passeios & Tours / Brasil.

Veja também: Trilhas / Passeios & Roteiros / Mapa / Clima / Fazendas / Fotos

Data da Criação:

 04/02/1971

Localização:

 S 22º 45’ /  W 44º 37’

Área Total:

 98.115 ha

Altitude:

 0 - 2.088 m

Clima:

 Cfa

Bioma:

 Floresta Pluvial Atlântica / (Mata Atlântica)

Ecossistemas / Vegetação:

  Floresta Tropical / Campos de Altitude

Faixas Altitudinais:

  Planície / Submontana / Montana / Altomontana

Picos:

 Tira-Chapéu (2.088 m), Macela (1.850 m)
             Frade (1.592 m), Cuscuzeiro (1.277)