serra dos órgãos national park brazil travel tours serra dos órgãos parque nacional brasil viajes turismo tours serra dos órgãos nationalpark brasilien reisen urlaub touren

Destinos de Ecoturismo

Serra dos Órgãos

Turismo de Aventura / Brasil – O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma unidade de conservação de proteção integral da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a 90 km ao norte da capital, com acesso principal pelas cidades de Petrópolis ou Teresópolis (veja mapa).

Serra dos Órgãos é o nome local de uma parte da Serra do Mar que contorna a borda norte do Gráben da Guanabara. A face sudoeste da Pedra do Sino, com uma altitude de 2.263 m o ponto culminante do parque, é considerada uma das escaladas que apresentam maior grau de dificuldade no Brasil.

As formações rochosas espectaculares na parte leste da Serra dos Órgãos que de longe parecem majestosos tubos de um órgão de igreja representam os afloramentos visíveis granito - gnáissicos de um imenso batólito subjacente que resistiram a erosão. Datações de rochas indicam que este corpo plutônico se formou no interior da crosta por lenta cristalização, ha 570 milhões de anos, durante a consolidação do Escudo Atlântico, no chamado ciclo Brasiliano - Pan Africano.

A Serra dos Órgãos oferece excelentes oportunidades de ecoturismo, principalmente caminhadas ecológicas (trekking) por trilhas remotas, como por exemplo a famosa travessia entre Petrópolis e Teresópolis. De interés ecológico particular são os chamados campos de altitude, um ecossistema da Mata Atlântica que ocorre acima de 1.800 m e se destaca pela grande quantidade de plantas endêmicas – Brasil Tours / Mountain Bike.

Veja também: Trilhas / Passeios & Roteiros / Mapa / Clima / Fotos

Data da Criação:

 30/11/1939

Localização:

 S 22º 30’ /  W 43º 06’

Área Total:

 11.800 ha

Altitude:

 400 - 2.263 m

Clima:

 Cwb

Bioma:

 Floresta Pluvial Atlântica / (Mata Atlântica)

Ecossistemas / Vegetação:

  Floresta Tropical / Campos de Altitude

Faixas Altitudinais:

  Submontana / Montana / Altomontana

Picos:

 Pedra do Sino (2.263 m)
            Dedo de Deus (1.692 m)
            Pedra do Açu (2.216 m)