tijuca national park brazil travel tours tijuca parque nacional brasil viajes turismo tours tijuca nationalpark brasilien reisen urlaub touren

Destinos de Ecoturismo

Tijuca

Ecoturismo no Brasil / Trekking – O Parque Nacional da Tijuca é uma unidade de conservação de proteção integral da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Estado do Rio de Janeiro. Ele e o Parque Estadual da Cantareira em São Paulo são uma das maiores florestas urbanas do mundo (veja mapa).

Em função dos intensos cortes de mata até metade do século 19 com a finalidade de explorar plantações de cana e de café, junto com os efeitos de erosão relacionados com a redução drástica de precipitações, o abastecimento de água potável do Rio de Janeiro diminuiu tanto que o governo de Dom Pedro II, em 1861, decidiu reflorestar as áreas cortadas.

Com um trabalho pesado e minucioso e com a ajuda de apenas 6 escravos africanos, o engenheiro M. G. Archer conseguiu em 10 anos reflorestar mais de 40.000 mudas de Mata Atlântica nativa. As áreas reflorestadas foram declaradas Parque Nacional em 1961 e Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1992. O Parque Nacional Tijuca funciona hoje como um ar condicionado para o Rio de Janeiro, ajudando a temperatura média da cidade a cair 9 graus.

Além do famoso “Corcovado”, em uma área de 3.300 hectares, o visitante pode hoje apreciar novamente árvores com mais de 100 anos, 30 cachoeiras, mais de 330 espécies de plantas e aproximadamente 100 espécies de animais – Brasil Turismo / Parques Nacionais.

Veja também: Trilhas / Passeios & Roteiros / Mapa / Clima / Fotos

Data da Criação:

 06/07/1961

Localização:

 S 22º 30’ /  W 44º 39’

Área Total:

 3.200 ha

Altitude:

 0 - 1.020 m

Clima:

 Af

Bioma:

 Floresta Pluvial Atlântica / (Mata Atlântica)

Ecossistemas / Vegetação:

  Floresta Tropical

Faixas Altitudinais:

  Submontana / Montana

Picos:

 Pico da Tijuca (1.020 m)
           Pedra da Gávea (842 m)
           Pedra Bonita (696 m)