brazil tour tours ilha grande brasil tour tours ilha grande isla brasilien tour touren ilha grande reisen

Roteiro 2:

Visconde de Mauá – Ilha Grande

Mata Atlântica / Passeios Ecológicos – Visconde de Mauá - Ilha Grande é um trekking de nível avançado, por três unidades de conservação da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro (veja itinerário e mapa do roteiro).

O passeio desce da parte alta do maciço do Itatiaia até o nível do mar, atravessando as serras da Mantiqueira e da Bocaina, passando pelo Vale do Paraíba e terminando na Ilha Grande. Atravessa diferentes ecossistemas e faixas altitudinais da Mata Atlântica, como campos de altitude, floresta estacional / tropical altomontana, montana e submontana e formações pioneiras.

Com picos até 3.000 m de altitude, os maciços de Passa Quatro / Itatiaia representam as elevações mais altas da Serra da Mantiqueira e da borda oriental do Continente Sul - Americano. Foram formados durante o Cretáceo (há 80 Ma atrás) por magmatismo alcalino, provavelmente associado à Pluma Mantélica de Trindade. Estes corpos plutônicos representam as raízes de antigos vulcões extintos e intensamente erodidos. Itatiaia é considerado o segundo maior complexo alcalino no Brasil e um dos maiores do mundo.

Serra da Bocaina é o nome local dado à porção da Serra do Mar que se localiza ao longo do límite dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Esta serra se estende desde o nível do mar até uma altura de 2.100 m, conectando o Alto Vale do Paraíba (800 m) com as planícies costeiras. O parque nacional guarda várias trilhas históricas que muito antes do Brasil pré - colonial foram abertos pelos índios Tamoio. Duranto o período colonial foram usadas para o transporte de ouro e diamantes (e mais tarde do café) do interior do pais ao litoral. Ainda existem muitas antigas fazendas de café na região.

A Ilha Grande é a maior das mais que 300 ilhas e ilhotes da baía do mesmo nome, localizada a aproximadamente 5 km da costa. Seu relevo montanhoso com altitudes acima de 1.000 m é composto de granitos cálcio - alcalinos que foram formados durante o Neoproterozóico tardio, durante a fusão de Gondwana - Ocidental. A ilha, que no passado ja servíu de refúgio para piratas e corsarios, de porto para comerciantes de escravos africanos, de hospital de quarantena para imigrantes europeus e de prisão para criminosos políticos, recentemente virou um centro de ecoturismo no sul do Rio de Janeiro.

Você pode reservar este passeio aqui.