brazil hiking são paulo rio de janeiro brasil caminatas são paulo rio de janeiro brasilien wandern wanderungen são paulo rio de janeiro reisen

São Paulo – Rio de Janeiro

Itinerário / Programa

Turismo de Aventura / Brasil – Por favor, veja abaixo o itinerário detalhado do tour 1: São Paulo - Rio de Janeiro:

Dia 1: São Paulo

Pela manhã, caminhada pelo centro histórico de São Paulo, Liberdade e Bela Vista, dois bairros de imigrantes japonêses e italianos, exemplos dos 450 bairros que hoje em dia formam juntos a maior metrópole da América do Sul. À tarde, visita ao núcleo Águas Claras no Parque Estadual da Cantareira que habita a maior colônia de macacos Bugio no Brasil. À noite, rodízio em uma churrascaria típica.

Dia 2 - 3: Ilhabela

Traslado a Ilhabela e caminhada leve ao longo de um pequeno rio no centro da ilha que em meio a exuberante floresta tropical forma várias quedas e piscinas naturais que convidam a tomar banho. No segundo dia, contorno do ponto sul da ilha e caminhada até uma das praias mais afastadas e bonitas da Ilhabela, onde vive pequena coumunidade caiçara. Volta pelo mar em canoas fabricadas a partir de troncos de árvores.

Dia 4 - 5: Serra do Mar

No Parque Estadual da Serra do Mar você conhecerá a Casa da Farinha, antiga usina de álcool, açúcar e farinha de mandioca (hoje tombada pelo Patrimônio Histórico), uma comunidade quilombola, onde moram descendentes de escravos africanos e os mangezais do rio das Bicas. Uma caminhada ecológica leva você ao Poço da Rasa, primeira etapa de uma trilha histórica de 8 horas por mata fechada que antes da construção da Rio - Santos em 1975 foi aproveitada pelos moradores locais para ir assistir a missa em Paraty e comercializar seus produtos. A partir de uma antiga comunidade hippie, numa das praias mais bonitas do Brasil, caminhamos a divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, onde uma rocha gigante nos oferece uma vista espetacular da península da Juatinga, nosso próximo destino.

Dia 6 – 7: Juatinga

A travessia da Reserva Ecológica de Juatinga, onde até hoje não chegou a energia elétrica, com certeza é um dos pontos culminantes do nosso passeio. Passando pelas praias de Sono, Antigua e Antiguinha chegamos no final do primeiro dia num pequeno povoado caiçara, no extremo sul da reserva. Depois de uma subida ingreme por floresta submontana e montana no começo do segundo dia chegaremos na costa noroeste da península e depois de uma longa caminhada na praia Martim de Sá. Mais uma subida e já avistaremos o romântico Pouso de Cajaiba que marca o final da nossa travessia.

Dia 8 – 9: Paraty

Depois de 7 dias de Trekking, vocês disfrutarão a travessia de barco até a cidade colonial de Paraty. A tarde está reservada para a visita do centro histórico. O próximo dia, caminhada à uma parte pouca conhecida da histórica Trilha do Ouro no Parque Nacional da Serra da Bocaina, e pela tarde, visita de um dos últimos alambiques artesanais da região.

Dia 10 - 11: Ilha Grande

Traslado a Ilha Grande. No caminho, visita de uma cachoeira deslumbrante e do centro histórico de Mambucaba, depois de Paraty a segunda cidade mais importante de embarcação do ouro para Europa no século XVII. Dependendo das condições climáticas subiremos o próximo dia ou o segundo maior pico da ilha ou caminharemos até uma das praias exuberantes no sul. Visita do antigo Lazareto de quarentena e do Aqueduto imperial.

Dia 12 - 13: Rio de Janeiro

Pela manhá, volta de barco ao continente e continuação até a Reserva Biológica de Guaratiba com suas magníficas formações pioneiras. O próximo dia, visita a Copacabana, ao Parque Nacional da Tijuca, inclusive a estátua do Cristo no Corcovado e subida do Pico da Tijuca, com seus 1.022 m, o ponto culminante do Rio de Janeiro. Opcional, visita do Pão de Açúcar.

Dia 14: Rio de Janeiro – São Paulo

Traslado a São Paulo e regresso para Europa.

Veja também: Mapa do Tour / Grau de Dificuldade / Reserva