brazil mountain bike tour tours paraty brasil mountain bike bicicleta montaña tour tours paraty brasilien tour mountainbike touren paraty reisen

Passeio 4:

Paraty – Ouro Preto

Ecoturismo no Brasil / Mountain Biking – Paraty - Ouro Preto é um passeio de mountain bike, de nível avançado a extremo, ao longo do histórico Caminho do Ouro (Estrada Real), passando pelas serras da Bocaina, da Mantiqueira e as cidades conloniais no Rio de Janeiro e Minas Gerais (veja roteiro).

Bahia é a alma e Minas Gerais o coração do Brasil, se diz. Ninguém sabe exatamente quem, em 1693, encontrou ouro na região entre o atual Ouro Preto e São João del Rey / Tiradentes, más provávelmente ele formou parte de umas das expedições Bandeirantes vindas de São Paulo. É difícil de escrever a dimensão da "febre do ouro" e da demanda de mão do obra que se iniciou a continuação.

Aventureiros de todas as nacionalidades e classes se movimentavam para as minas. Os escravos africanos foram transferidos das plantações de açúcar na Bahia e novos escravos foram importados da África. Em 1763, a capital foi transferida de Salvador para Rio de Janeiro.

Para abastecer a demanda de alimentação dos garimpeiros, os criadores de gado conduziram seus rebanhos dos pastos cultivados no sul (Campos Gerais), milhares de quilômetros, aos distantes campos de exploração no centro do Brasil. Foi o tempo dos grandes transportes de gado, o Tropismo.

Mais de 1.000 toneladas de ouro, o que correspondia a 80% da produção mundial, foram exploradas nesta época das minas. O ouro era transportado encima de burros atravessando as matas indômitas da Serra da Mantiqueira e Bocaina até o porto de Paraty. A riqueza desta época foi imensa.

Hoje as riquezas desapareceram, o que ficou é a arte. Mesmo que em outros países da América Latina encontrem-se exemplos de arquitetura colonial, as cidades históricas de Minas ainda preservam um caráter que não se encontra mais em nenhum outro lugar, nem no Brasil.

As cidades históricas devem a glória da sua arquitetura barroca a Antonio Francisco Lisboa (1738 - 1814), um dos artistas mais criativos desta época. O povo chamou-o de “O Aleijadinho”, devido à doença lepra que o obrigou a realizar grande parte do seu trabalho encima de seus joelhos. O Santuário Bom Jesus em Congonhas do Campo é considerado uma das obras-primas de Aleijadinho. Tanto o santuário, como o centro histórico da cidade de Ouro Preto foram declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Você pode encomendar os mapas deste passeio aqui.