cubatão hiking trekking guided tours cubatão excursiones tours trekking senderismo cubatão geführte touren wandern wanderungen trekking

Cubatão

Caminhadas / Trekking

Roteiros & Passeios / Brasil – Com as serras do Cubatão, do Poço, do Meio, do Mogi e parcialmente do Morrão, o município de Cubatão compreende uma grande parte do segmento central do núcleo Itutinga - Pilõs no Parque Estadual da Serra do Mar (São Paulo, Brasil). Durante o período pré-colonial e colonial, as terras destas serras fizeram parte da capitanía de São Vicente, concedidas em forma de sesmarias, pelo donatário Martim Afonso de Sousa.

Nesta época, o acesso ao planalto foi difícil. Por um lado havía os, aparentemente invencíveis, paredões da Serra do Mar, também chamada de muralha verde, e por outro lado impossibilitaram os manguezais e restingas em torno da Ilha de São Vicente, uma ligação terrestre entre São Vicente (1532) e Santos (1539) e o sopé da serra. O unico caminho existente, foi a via fluvial pelo rio Cubatão, até o porto fluvial de Peaçaba / Piaçaguera e de lá a trilha histórica dos Tupiniquins até Praná Piacaba (atual Paranapiacaba).

Devido aos constantes ataques dos índios Tamoio (veja O Ataque na Serra) a trilha foi fechada em 1560, por ordem do terceiro governador geral do Brasil, Mem de Sá. A partir desse momento passou-se a utilizar a trilha do padre (jesuíta) José (Anchieta), uma caminho mais curto (e más ingreme), que acompanhava o rio Perequê. Desembocava no Porto das Almadias (Santa Cruz) perto da confluência dos rios Perequê e Cubatão. Esta trilha (e seu porto) só foram substituídos pela Calçada do Lorena e seu Porto Geral na segunda metade do século XVIII, iniciando do surgimento da povoação de Cubatão – Mata Atlântica / Passeios Ecológicos.

Veja também: trilhas / passeios & roteiros ecológicos

cubatão