


São Sebastião
Caminhadas / Trekking

O importante acidente geográfico, em frente da costa, foi denominado de Ilha de São Sebastião (Ilhabela) por Américo Vespúcio, em 20 de janeiro de 1502 (veja história). Conforme os relatos de Hans Staden, Boiçucanga formava a divisa entre os territórios Tupiniquim e Tamoio / Tupinambá. Durante o Brasil colonial, São Sebastião fazia parte da capitania de Santo Amaro, concedida a Pero Lopes, irmão de Martim Afonso de Sousa.
As terras da capitania foram doadas em forma de sesmarias, destacando-se a sesmaria de Diogo de Unhate e João de Abreu, concedidas em 1603 e 1609. Nela se desenvolveria um povoado que foi elevado a categoria de vila em 1636 e que hoje representa o centro histórico da cidade de São Sebastião.
São Sebastião oferece várias trilhas históricas para caminhadas ecológicas (trekking) e passeios de mountain bike. Elas ligam a planície costeira com o planalto e foram antigamente utilizadas por indígenas, colonos / bandeirantes, tropeiros, caçadores e peregrinos. Uma das mais importantes é a antiga Estrada Dória (hoje Rio Pardo) que foi aberta em 1832 e ligava São Sebastião à freguesia de São José do Paraitinga (atual Salesópolis) – Mata Atlântica / Ecoturismo.
Veja também: trilhas / passeios & roteiros ecológicos
