historical historic center são paulo centro histórico são paulo san pablo historisches zentrum altstadt são paulo

São Paulo Turismo

Centro Histórico

Brasil Tours / São Paulo – O centro histórico (e geográfico) da cidade de São Paulo corresponde a área em torno da Catedral Metropolitana da Praça da Sé, considerada um dos cinco maiores templos góticos no mundo.

Subdivide - se em uma parte antiga e uma parte nova, separadas pelo Vale do Anhangabaú, antigamente um rio que hoje é canalizado. Dois viadutos em estilo neoclássico, Chá (1892) e Santa Ifigênia (1913), conetam as duas partes do centro histórico. Do último, se tem uma vista excelente ao Mirante do Vale (1960), o prédio mais alto do Brasil com 170 metros.

A parte antiga (ao leste do Vale do Anhangabaú) encontra - se em torno do Pátio do Colégio (com a réplica da basílica de Padre Anchieta), o local oficial do nascimento de São Paulo (veja também: fundação & história). Abrange várias igrejas com origem do século XVI (hoje em dia remodeladas), como por exemplo Carmo (1596), São Bento (1600), (1616) ou São Francisco (1647). No Mosteiro de São Bento, até hoje, a missa sagrada é celebrada em Canto Gregoriano. O Solar da Marquesa representa uma residência aristrocrata que foi construida em 1834 com Taipá de Pilão. O Edifício Martinelli (130 m), construido por imigrantes italianos em 1929, foi o primeiro arranha - céu da cidade.

Hoje em dia, a parte antiga do centro histórico se tornou também o centro financeiro de São Paulo, com a Bovespa, a maior bolsa de América Latina e a maioria dos grandes bancos do país. O Edifício Altino Arantes (1947) que atualmente pertence ao Banco Banespa é uma réplica do Empire State Building em Nova Iorque.

Até finais do século XIX, a parte nova do centro histórico (ao oeste do Vale do Anhangabaú) era uma chácara de chá que pertencia ao Barão de Itapetininga. Em memória a esta época, a Rua Barão de Itapetininga coneta hoje em dia a Praça da República (1902) no oeste com o Teatro Municipal (1911) no leste. Perto da Praça da República encontra - se o Edifício Copan (140 m), o maior prédio de concreto do Brasil, construido em 1966 por Oscar Niemeyer. Do Terraço Itália (168 m) no Edifício Italia (1956) se tem uma vista espectacular sobre São Paulo e a Serra da Cantareira – Passeios & Tours / Brasil.

Veja também: city tours.