origin foundation são paulo orígen fundación são paulo san pablo entstehung gründung são paulo

São Paulo

Origem e Fundação

fundação de são paulo
Passeios Ecológicos / Brasil – A história de São Paulo se inicia antes do descobrimento oficial do Brasil por Pedro Álvares Cabral, com a presença de aldeias indígenas nos Campos de Piratininga (atual Planalto Paulista). Uma dessas aldeias foi a de Tibiriçá, líder dos Tupiniquim na região.

João Ramalho e Antônio Rodrigues, dois portugueses que chegaram ao Brasil durante o período pré-colonial e que eram casados com as filhas dos caciques, também tinham moradias no planalto.

Em 1532, após a fundação oficial de São Vicente, ambos conduziram o fidalgo português Martim Afonso de Sousa pela Trilha dos Tupiniquins aos Campos de Piratininga, onde aquele eventualmente estabeleceu uma pequena vila ou por lo menos um posto militar.

São Vicente perdeu seu papel de porto principal a partir de 1539, com a fundação da povoação de Santos por Brás Cubas, antigo morador da região.

Em 1549, Tomé de Sousa, o primeiro governador - geral e seis jesuítas, sob responsabilidade de Manuel da Nóbrega, aportavam em Salvador. Sousa e Nóbrega visitaram juntos a capitania de São Vicente em 1553. Quando subiram ao planalto, encontravam diversas povoações, dispersas pelocampo, o que levou Tomé de Sousa de juntar-las numa vila. Num lugar até hoje não exatamente identificado, perto da borda do campo, onde tinha uma ermida (capela) com nome do apóstolo Santo André, Tomé de Sousa fundou a vila de Santo André (da Borda do Campo). Nomeou João Ramalho como capitão desta vila.

Ainda no final desse ano, Manuel da Nóbrega determina a construção de uma capela e um colégio perto da aldeia de Tibiriçá (centro histórico de São Paulo). Aí, na colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, no dia 25 de janeiro de 1554 (dia da festa da conversão do Saulo, perseguidor de cristãos, em apóstolo Paulo), os padres da Companhia de Jesus celebraram a primeira misa. É a data oficial do nacimento (fundação) de São Paulo.

Em 1560, tendo se formado um bairro no entorno do colégio dos jesuítas, sendo ameaçado por ataques frequentes dos índios Carijó e Tamoio, o terceiro Governador Geral do Brasil, Mem de Sá, sob solicitação dos padres jesuítas, ordenou a transferência da vila de Santo André para as imediações do colégio, o que deu origem à cidade de São Paulo – Roteiros de Ecoturismo / Brasil .

Veja também: city tours