são paulo green belt biosphere reserve reserva de la biosfera del cinturón verde de la ciudad de são paulo san pablo são paulo grüngürtel biosphärenreservat

São Paulo

Reserva da Biosfera do Cinturão Verde

reserva da biosfera
Turismo de Aventura / Trekking – A Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo é parte integrante da Reserva da Biosfera de Mata Atlântica no Estado de São Paulo (veja mapa 1 e 2).

Numa área de 1,6 milhões de hectares, a reserva, que foi criada no 9 de junho de 1994, circunda a maior metrópole do hemisfério sul, onde se concentra aproximadamente 10% da população brasileira.

Os objetivos principais do cinturão são a protecção / estabilização do abastecimento de água, do clima e da qualidade do ar como também o estabelecimento de corridores ecológicos para preservar a elevada biodiversidade da região.

A Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo se compõem de várias unidades de conservação, como por exemplo os parques estaduais Albert Löfgren, Jurupurá, Jaraguá, Juquery, Cantareira e Serra do Mar, a Reserva Florestal do Morro Grande e a Estação Ecológica de Itapeti – Roteiros de Ecoturismo / Brasil .