


Trilhas
Origem e História


Depois da colonização portuguesa no século XVI, as trilhas foram utilizadas pelos conquistadores portugueses, jesuítas, caçadores de índios, escravos africanos (veja quilombos) e das bandeiras que expandiram as trilhas para o interior do pais, o chamado sertão ou hinterland.
Durante os séculos XVII e XVIII, serviram para o transporte de ouro, diamantes e mais tarde do café do interior do pais aos pontos de embarque no litoral. Uma das trilhas mais importantes desta época foi o Velho Caminho do Rio de Janeiro, hoje conhecido como Estrada Real, que ligava Vila Rica (atual Ouro Preto) em Minas Gerais com Paraty no Rio de Janeiro.
Antes da construção da Rio - Santos em 1970, as comunidades locais usaram estas trilhas por motivos religiosos, comerciais e para a caça. Apesar dos riscos, as vezes era mais fácil de cruzar as montanhas de que contorná-las.
Com o aumento de estradas e o tráfico de barcos no século XXI, as trilhas foram abandonadas. Hoje em dia ainda são usadas por alguns membros das comunidades locais (veja caiçaras), Romeiros e pelos aficcionados do ecoturismo – Mata Atlântica / Ecoturismo.