tupiniquins trail tupiniquins senda sendero tupiniquins trail

Trilhas Históricas

Tupiniquins

trilha dos tupiniquins
Turismo de Aventura / Trekking – Trilha dos Tupiniquins / (Tupiniquim) é o nome dado a uma trilha histórica indígena, que desde antes do período pré-colonial ligava a planície do atual município de Cubatão com os Campos de Piratininga (atual planalto Paulista). É considerada um ramal da Trilha do Peabiru.

Ela transpunha os 800 m dos paredões da atual Serra do Mar que na época foi chamada de Serra de Paranpiacaba - lugar de onde se avista o mar - em Tupi - Guarani.

Seu traçado aproveitava a inclinação moderada do vale do rio Mogi, conectando o porto fluvial de Peaçaba / Piaçaguera com Praná Piacaba (atual Paranapiacaba), no planalto. De lá continuava até as aldeias indígenas de Tibiriçá (atual centro histórico de São Paulo) e dos seus irmãos Caiubi e Piquerobi.

O dia 10 de outubro de 1532, Martim Afonso de Sousa, guiado por João Ramalho, subiu a Trilha dos Tupiniquins ao planalto onde ele provávelmente fundou um posto militar avançado e assinou a doação da primeira sesmaria da colônia.

A trilha foi ainda utilizada por mais que 20 anos do período colonial, por indígenas, jesuítas e bandeirantes, o que levou a fundação das vilas de Santo André da Borda do Campo e São Paulo (veja fundação & história de São Paulo).

Devido aos freqüentes ataques dos índios Tamoios (veja O Ataque na Serra), a Trilha dos Tupiniquins foi prohibida em 1560, sob ordem do terceiro governador geral, Mem de Sá. Ela foi substituída pela Trilha do Padre José no rio Perequê (veja Cubatão) – Passeios Ecológicos / Brasil.