subtropics subtropical warm temperate climate zone subtrópicos zona climática subtropical templada caliente subtropen subtropische warmgemäßigte klimazone

Zonas Climáticas

Subtrópicos

Mata Atlântica / Clima – No hemisfério sul a zona climática subtropical (ou subtrópicos) localiza-se entre os trópicos e a zona temperada. Limita-se ao norte pelo Trópico de Capricórnio (23,5° S), ao norte de São Paulo, e ao sul pelo paralelo 45° S (norte da Patagônia). O ângulo do plano do movimento aparente do Sol situa-se entre 66,5° e 45° e o ângulo de incidência dos raios do Sol entre 90° e 22,5°. A duração do dia varia entre +/- 1,5 h até +/- 3,5 h da duração média de 12 h no Equinócio e as temperaturas anuais médias entre 22° C e 10° C.

subtrópicos zona climática temperada quente

Os subtrópicos caraterizam-se por verões tropicais e invernos não - tropicais e podem ser divididos em subtrópicos secos, húmidos no inverno e sempre - húmidos. No Brasil, o clima da Mata Atlântica ao sul de São Paulo (Reservas do Sudeste). corresponde a esta zona climática. Para informações climáticas locais, consulte os climogramas regionais – Ecoturismo no Brasil / Clima.